HALLOWEEN - Origem e Vocabulário




31/10/2022 - Por Teacher Matheus Moretto


Breve história:


De onde veio o Halloween, afinal?


Ao contrário do que se pensa, o Halloween não é de origem norte americana. Ele veio dos povos celtas que viviam principalmente no Oeste da Europa, que celebravam o fim do verão e do calendário celta na véspera do dia de todos os santos (All Hallows' Eve) que deu origem à abreviação "Halloween".


A tradição celta é muito presente na cultura Irlandesa até os dias atuais, e, no século XIX com a vinda de navios da Europa, mais especificamente da região da Irlanda, para os Estados Unidos, os irlandeses trouxeram seus costumes como o Halloween para o continente americano.


Vocabulário:

Costume - fantasia

Candy bags - sacola de doces

Trick or treat? - doçuras ou travessuras?

Candies - doces

Spider - aranha

Spider web - teia de aranha

Bat - morcego

Cemetery - cemitério

Skull - crânio

Jack-o'-lantern - cabeça de abóbora

Skeleton - esqueleto

Witch - bruxa

Ghost - fantasma

Mummy - múmia

Black cats - gatos pretos


EXTRA:

Jack o’ Lantern é uma lenda do folclore irlandês, que conta a história de um homem chamado Jack, que é alcoólatra e grosseiro, e, no dia 31 de Outubro, bebeu excessivamente, e por causa de seus pecados o Diabo veio buscar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o Diabo concede, só que Jack estava sem dinheiro para seu último copo de bebida, então Jack pede ao Diabo para transformar-se em moeda, o Diabo concorda. Jack mal vê a moeda sobre a mesa e rapidamente a guarda na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.


Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack faz um acordo com o Diabo, Jack iria libertá-lo em troca de ficar vivo por mais um ano. Sem opção, o Diabo acaba por concordar. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai a igreja todos os Domingos e fica fazendo caridade, mas a mudança não dura muito tempo.


Na noite de 31 de Outubro do ano seguinte, Jack estava voltando para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre foi, convence o Diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O Diabo aceita, e, quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O Diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais tente pegar a sua alma. O Diabo aceita e Jack o liberta da árvore.


Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre e vai para céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, Jack vai para o inferno. O Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite a entrada de Jack, mas, com pena de sua alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando pelo Limbo.

22 visualizações0 comentário